quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Eleições WEB 2.0

Já é sabido que a internet vem revolucionando a forma com a qual nos comunicamos e interagimos. Porém, a cada dia que passa, me impressiono mais e mais com a rapidez com que isso tem acontecido. “User Generated Media”. “Geração C”, “Era da participação e colaboração”.

Todos esses são termos que tentam nos definir, a geração que, como eu e como você, passa a produzir conteúdo através da internet, pautada na usabilidade dos softwares que nos permitem tal façanha. Mas, o mais bacana disso tudo é que passamos a ter poder frente às grandes organizações, passamos a ter voz, e, por incrível que pareça, eles querem nos ouvir; na verdade, eles precisam nos ouvir.

Um exemplo muito recente e interessante é o que tem acontecido na corrida para as eleições nos EUA. Através da WEB 2.0, os jovens, antes alheios ao tema, passam a se interessar pelos debates, uma vez que os políticos migram suas campanhas para a internet em uma batalha virtual pelo “voto” do internauta. Detalhe: as eleições acontecerão apenas em novembro do próximo ano. Blogs políticos, filmes que retratam pré-candidaturas no YouTube etc essas têm sido algumas das estratégias empregadas para conquistar novos eleitores.

A procura tem sido tamanha que o site YouTube criou o canal “YouChoose” onde reúne diversos vídeos de campanhas eleitorais, bem como será palco de uma iniciativa super inovadora: debates feitos exclusivamente com perguntas enviadas pelo usuário.

Para aderirem ao embate, outras empresas como MySpace e Facebook começam a oferecer aos candidatos páginas específicas e cursos de como criar sites pessoais.

Essas iniciativas poderiam servir de exemplo, primeiramente para os políticos que, como representantes do povo, deveriam sempre procurar novas formas de interagir e estreitar laços com o seu eleitorado, e em segundo para nós, que deveríamos, nos apropriando dessas novas ferramentas interativas, fazer valer nossos direitos como cidadão.

Um comentário:

SILVIO CÉSAR disse...

Outro dia, buscando informações sobre uma banda muito legal chamada Animal Colective, fui para num blog americano que fazia uma resenha de um dos discos deles. Descendo na tela, achei um banner do político americano Barac Obama. É, Davi, o pessoal de lá está se interessando mesmo em difundir suas posições políticas. Isso mostra que, ao contrário do que dizem por aqui, blogs e outras mídias de expressão pessoal tem um força muito grande. Que pena que essa onda não evitou que um certo integrante da família Bush fosse reeleito...