sábado, 20 de outubro de 2007

Democratização da Informação.


Hoje teve um show do Seu Jorge aqui em Fortaleza, no Dragão do Mar, a preços populares(?). Tá bom, eu sei que muitos pulariam esse post pelo simples fato de se tratar do Seu Jorge, mas prometo que extraí, além da musicalidade, que, diga-se de passagem, me agrada muito, algo mais deste show.

Lá pelo meio da apresentação do performático “Mané Galinha”, me peguei refletindo sobre como o perfil do consumidor - leia-se aqui consumidor na sua forma mais ampla – mudou e tem mudado com o advento das novas tecnologias. É impressionante ver 600 pessoas, um chute por alto, bem próximas ao palco, assistindo ao show “armadas” com celulares e máquinas fotográficas, registrando tudo o que se passava. E o que é melhor, ou pior, graças aos ganhadores do Nobel de Física, em chips que armazenam cada vez mais informação.

Talvez mais de 80% das pessoas que batiam fotos e que gravavam em vídeo o show não saibam, mas isso é a democratização da informação. A notícia deixa de se concentrar na mão dos poucos e parciais conglomerados de comunicação, e passa, literalmente, a estar em nossas mãos. Nós fazemos a notícia. Nós criamos o conteúdo a partir da nossa vivência, e o que é melhor: em tempo real. Eu, infelizmente, não levei a máquina fotográfica que ainda não tenho, e o meu celular não bate foto, mas estou, em plena duas e quarenta e oito da madrugada produzindo conteúdo, gerando informação sobre a experiência que tive, e tenho certeza que deve ter alguém, nesse mesmo horário, lendo esse tipo de notícia, mesmo que não seja aqui no Livre Conteúdo.

Tenha certeza que, exatamente nesse momento, tem alguém que estava no show - talvez ao meu lado - enviando alguma das fotos para um amigo por e-mail, ou, quem sabe, postando no seu blog. Pode apostar que já deve ter algum dos vídeos capturados no Dragão do Mar no YouTube, e se bobear, com mais views do que o número de pagantes do show. Se durante esse show de hoje tivesse acontecido algo de diferente, a notícia de amanhã do jornal já estaria atrasada, e está, mesmo nada de mais tendo acontecido. O próprio Seu Jorge, em seu blog, posta vídeos de todos os shows pelo qual a turnê tem passado. Todos armazenados no YouTube. Não sei se já é assim, mas seria muito interessante se cada vídeo desses tivesse sido capturado por um espectador comum.

Conteúdo gerado pelo usuário. O que será que essas pessoas farão com todos esses dados, imagens e conhecimento? Eu estou fazendo a minha parte: compartilhando.


Nenhum comentário: