domingo, 7 de outubro de 2007

Capitão Nascimento, o anti-herói carioca.

Tropa de Elite, do diretor José Padilha, mesmo antes de estrear na grande tela, tem causado muita polêmica em todo o Brasil, seja pela violência mostrada no filme, seja pela pirataria da qual vem sendo alvo do Oiapoque ao Chui. O filme relata de uma maneira crua e dura a realidade vivida pelos policiais do BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar) na cidade do Rio de Janeiro. O roteiro do filme é muito bem escrito, pensado cuidadosamente para manter-se fiel ao que é vivido pela comunidade e pelos bandidos nos morros da cidade maravilhosa, mas houveram dois fatos em especial que me chamaram atenção no longa: uma foi o processo de imersão dos atores nos papéis; Wagner Moura, André Ramiro e Caio Junqueira (esse nem tanto) estão de parabéns. A outra, foi a repercussão gerada com a pirataria do filme.

É claro que ao filme cabem críticas, como por exemplo o fato de ter tranformado o violento batalhão, ou mesmo o seu protagonista, Capitão Nascimento, em heróis (ou seriam anti-heróis?), mas temos que dar o braço a torcer. Intencional ou não, a distribuição ilegal do filme gerou e gera muita, muita, mídia espontânea. Quanto você acha que custaria 5 minutos no fantástico?

Dentre as muitas e muitas entrevistas, houve uma que me mais me prendeu a atenção. Foi a cedida pelo diretor do longa no programa Jô Soares, onde o simpático gordo reclama que a cópia enviada como divulgação para ele era pirata. Acedite: PIRATA. O diretor se desculpa (aos 3 minutos e 15 segundos e depois aos 4 minutos e 50 segundos do vídeo) dizendo que como o Jô precisava da cópia com urgência, e que, como ele possuia várias cópias piratas apreendidas, uma coisa levou a outra.. no mínimo estranho, mas o sucesso do filme é inegável.

Capitão Nascimento, ou o seu omônimo, já possui um blog -diga-se de passagem, muito bem escrito - que pode ser visitado aqui.

Luciano Huck, em entrevista a um jornal de São Paulo, logo depois de ter o seu relógio de 38 mil reais assaltado deu a seguinte declaração:

“Onde está a polícia? Onde está a ‘Elite da Tropa’? Quem sabe até a ‘Tropa de Elite’! Chamem o Comandante Nascimento! Está na hora de discutirmos segurança pública de verdade” - Luciano Huck.

O que quero dizer é que você não pode deixar de ver o filme. Não importa onde, se na grande tela ou na sua TV de 14 polegadas. Não deixe de assistir o filme.

Nenhum comentário: