sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

The Future of communication

Sei que esse vídeo já não é assim tão novo, porém, como o fim de ano é uma época em que normalmente paramos para refletir sobre as mudanças ocorridas durante o ano que se encerra e sobre os possíveis rumos e novas possibilidades que se abrem com a chegada do novo ano, é sempre bom revermos as profecías propostas nesse vídeo e torcermos para que pelo menos metade delas se confirmem.

Feliz Ano Novo.

A verdade sobre a Propaganda - The truth in advertising.

Filme criado por um diretor chamado "Tim Hamilton" para sua promoção profissional. Traz uma ironia maravilhosa onde as pessoas não falam aquilo que gostariam mas apenas aquilo que pensam.


By Day-by-Day

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Depois de um longo e tenebroso inverno, o Livre Conteúdo está de volta. E o que é melhor: bacharel em comunicação.

É verdade senhoras e senhores, finalmente, formado.


Ontem, às 9 horas da manhã, recebi os parabéns oficiais por ter sido aprovado em meu Trabalho de Conclusão de Curso. Como sempre fui um entusiasta das novas mídias e tecnologias além de um aficcionado por comunicação, meu tema não poderia ser outro: "A mensagem publicitária em ambientes interativos: o usuário como produtor de conteúdo. Quem-diz-o-quê-com-qual-mídia-para-quem."
Um assunto apaixonante e que levanta vários questionamentos que adoraria discutir com qualquer um que se interesse pelo assunto e que queira produzir conteúdo junto comigo.


Um grande abraço e nos vemos por aqui, agora mais do que nunca.


quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Tá difícil.

Não poderia nunca deixar de falar aqui sobre o blog "Tá Difícil".
Em época de User Generated Media, parabenizo uma atitude que realmente faz valer a máxima de que hoje em dia o anônimo passa a ter voz. No site, que tem como conceito ajudar a melhorar o que está uma mer.., consumidores fazem declarações sobre o que os tem chateado no que diz respeito à comunicação, serviços e atendimentos de empresas. Parabéns.

Abaixo um vídeo que demonstra a contradição da Unilever, por vender uma imagem na campanha da Dove que logo depois é contradita em campanha para a Axe.



Via Sim, viral.

Doritos, comida de passarinho? Sei não..

Esse vídeo anda rodando na internet como sendo capturado de forma inocente por uma câmera de segurança da loja de conveniência.

A história é absurda. Uma gaivota consegue roubar mais de 20 sacos de Doritos em algumas semanas, e claro (?), vira notícia.

Sem dúvida alguma se trata de um viral muito bem sucedido, pois conseguiu gerar mídia espontânea (?) no que parece ser um telejornal local.

Sinceramente acho que seria inocência nossa acreditar nessa versão da história. Creio que o vídeo foi pensado e executado com o intuito de viralizar. Notemos os enquadramentos, a importância dada à marca em questão, até mesmo a forma treinada da gaivota conseguir (?)abrir o saco com a marca virada para a câmera. Sei não..

Vale lembrar que a Doritos já é famosa por apostar em conteúdos gerados por usuários e vídeos virais..



Via Sim, viral.

Esse Cap. Nascimento é um fanfarrão.

Não demorou muito (?) para aparecer um vídeo relacionado à publicidade, parodiando o Cap. Nascimento (ou seria o Cap. Nascimento parodiando a publicidade(?).

"Reticências, Sr. estagiário, reticências? O Sr. está fumando maconha Sr. estagiário?"

"Diretor de criação de elite" é um vídeo muito engraçado e vale muito à pena conferir, publicitário ou não.







Via Tapiocaria

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

The internet stars are viral.

Um vídeo bem interessante que mostra, em forma de video clipe, inúmeros virais que rolaram na net. Confesso que muitos dali eu não vi, e que colocaria outros nessa coletânea. The internet stars are viral (os astros da internet são virais) já tem mais de 160.000 views, o que para um viral não é muito.

300 Spartan Apples.

Um vídeo caseiro muito divertido, no mínimo muito criativo, que faz uma paródia ao "300 of Sparta". Não deixe de assistir.

Durex. Camisinha com anestésico.

Mais uma campanha bem humorada para a marca de camisinhas Durex. Dessa vez, as peças vendem a nova linha de preservativos, que lubrificadas com benzocaina, retardam "o prazer" masculino, fazendo com que ele dure mais na cama. Esqueça aquela dica de pensar na sua tia feia e careca. Abaixo as peças:


domingo, 28 de outubro de 2007

Os mamíferos da Parmalat realmente cresceram. À base de muito peróxido de hidrogênio.



É claro que todos lembramos da maravilhosa campanha "Mamíferos" criada pela DM9 para a Parmalat.







É claro que lembramos também que a África se aproveitou da bem sucedida campanha criada pela DM9 para, de maneira bem oportuna, divulgar e vender a nova linha de produtos da Parmalat. A nova campanha tem como mote criativo comunicar que a linha de produtos da Parmalat cresceu, como os seus mamíferos. Intilulada "Mamiferos Parmalat - agora maiores", o filme faz um contraponto à campanha antiga. O filme, bem como uma peça de midia impressa, você confere abaixo.







É meus queridos leitores, os mamíferos realmente cresceram. Porém, o que não sabíamos, à base de peróxido de hidrogênio, em outras palavras, água oxigenada.

A Parmalat e a Calu (Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia) estavam entre os compradores de leite das cooperativas Coopervale (Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande) e Casmil (Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro), segundo a Polícia Federal. As cooperativas são acusadas de "batizar" o leite longa vida com substâncias que aumentavam seu volume e que disfarçavam suas más condições de conservação.

A Casmil é acusada de adicionar peróxido de hidrogênio (água oxigenada) ao leite, substância que disfarça más condições sanitárias de conservação e transporte, enganando os compradores. "A princípio, as empresas compradoras são vitimas", diz o procurador Carlos Henrique Dumont Silva.

O peróxido de hidrogênio pode causar a redução do seu valor nutricional. Quem a ingere pode ter dores de estômago e até morrer, dependendo da concentração, segundo o laudo obtido pela Procuradoria mineira.
As cooperativas, segundo a procuradoria, usavam até soda cáustica. A intenção era "recuperar" o leite que chegava estragado dos produtores rurais.

No site da Parmalat, são sempre divulgadas notícias sobre o assunto, claro que todas a favor da empresa. É incrível como no brasil essas fraudes e fatos sempre se repetem. Corrupção por todos os lados, de remédios a alimentos. Cabe à nós ficarmos de olho no desenrolar dos fatos para que possamos no defender.


Eu bem que achava que esses mamíferos haviam crescido rápido demais. Será que dessa trupe pode surgir um Hulk, ou quem sabe uma Wolverine da vida? Brincadeiras à parte, o negócio é sério.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Gordurinhas bem localizadas.

Tudo bem, já deve estar ficando repetitivo eu falar sobre como as agências e clientes devem, deveriam, fazer comunicação de forma interativa, praticar ações de marketing experimental, chamando o consumidor para interagir com a marca, estreitando, dessa maneira, os laços com o consumidor.

Abaixo, mais um exemplo bem sucedido, de empresas que praticam, com maestria, essas ações.

Criação da TBWA Toronto, Canadá, o painel interativo se utiliza do plástico bolha para vender o creme anti-celulite da Nívea às consumidoras, as chamando a interagir com a ação, papocando as desagradáveis gordurinhas localizadas, simbolizadas naquelas bolhinhas que nos viciam ao estourá-las.

Porém, utilizar o plástico bolha em sua comunicação não é exclusividade da Nívea, há algum tempo atrás, a Sony se utilizou dessa artifício para vender o PlayStation2, inclusive, de uma maneira, na minha opinião, mais pertinente do que o da Nívea.


Via Advertido

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A palavra da vez: pertinência.



Mais um exemplo de pertinência da idéia aliada ao meio.

Criação da DDB Düsseldorf, Alemanha, para a Volks, a peça, um outdoor, projeta no chão, a partir da sua sombra, a seguinte mensagem: Um dia perfeito para o test drive. EOS Conversível.

Acho que esse tipo de ação já havia sido feita antes, porém não tira o brilho da peça em questão.

Via Tapiocaria.

A onipresença do Todo Poderoso.


O YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos em formato digital. É o mais popular site do tipo (com mais de 50% do mercado em 2006) devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos (exceto materiais protegidos por copyright. Nele são postados diariamente uma grande variedade de filmes, video-clipes e materiais caseiros.



O sucesso do formato do site foi tamanho que não demorou muito para aparecerem sites genéricos ao YouTube como é o caso do PornoTube, um site também especializado em vídeos, porém, pornôs.


A mais nova (não tão nova assim, como me alertou o amigo Bruninho Recife) é a criação do “GodTube”, site que reúne apenas fimes, clipes e qualquer outro formato em vídeo que tenha a religião como mote. Lá você encontra missas completas, debates de grupos de jovens, pedidos e ofertas de oração etc.

Eu nunca duvidei da onipresença ou da onipotência do todo poderoso, mas, com certeza, depois da criação do GodTube, a onipresença dele passa a ser maior, se é que isso é possível.

Unindo o muito útil ao muito agradável.

A fabricante de camisinhas, Durex, dona de 29% do mercado global de preservativos, que já é bem conhecida pelas campanhas publicitárias "arrojadas", se é que se pode dizer assim, lançou uma ação promocional nos EUA que convida os consumidores a testarem suas camisinhas. No site você encontra instruções sobre como participar. 1000 homens e mulheres serão selecionados e receberão, além de todos os suprimentos necessários para que a experiência se torne inesquecível, um prêmio de U$1000 doletas.

Isso é o que eu chamo de Marketing Experimental de dar gosto.

Só fica aqui uma indagação: e se, repito, e se, 1% dessas camisinhas furassem ou vasassem? FUDEU. Literalmente e em todos os sentidos.

Abaixo, algumas peças desenvolvidas para camisinhas de tamanho extra large, peças de fazer inveja. Para os criativos, pela bela peça aprovada, mas para outros..




Via Blue Bus

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

A pertinência em fazer chover dinheiro.


Como já dito aqui, cada vez mais as agências e os anunciantes têm buscado novas maneiras de impactar seu público-alvo. Porém, por muitas vezes a mensagem perde o seu foco, deixando de ser pertinente.
Essa ação, criada pela Mappa Comunicação, para o Banco Oboé, é uma lição de pertinência da mensagem, do meio e do público a qual ela se dirige.

domingo, 21 de outubro de 2007

Mais uma ação interativa e viral da Dove.


http://www.jatenteidetudo.com.br/ é mais uma ação interativa da Dove que utiliza a internet para estreitar os laços com o consumidor. Nesse HotSite. uma menina desempenha o papel de uma garota que adoraria ter os cabelos bonitos, e pra isso já tentou de tudo mas nada surtiu efeito. Dessa forma, o internauta é induzido a dar dicas do que poderia melhorar a cabeleira da mina. Acredite, tentei de tudo: ovos, ferro de passar, leite, até merda de cachorro (mas claro que essa última não deu certo). Quando escrevi Dove, a moça traz, toda feliz, uma cesta de produtos da Dove, utiliza o produto e "voilá", ela reaparece com os cabelos prontos para uma festa de gala (tentei isso também, não funcionou). Já depois de ter descoberto que se tratava de uma ação da Dove, escrevi Wella e Seda pra ver o que acontecia, vá no site e faça o teste.

via tarja preta

Bem redondinha essa campanha da FNasca.

Muito, muito redonda a campanha criada pela FNazca pra Skol.

Rodado no Uruguai com mais de 200 figurantes e uma produção e pós-produção primorosa da Margarida Flores e Filmagens, direção de Pedro Becker, o filme de 60’’ conta, de forma surreal e muito divertida (com referências claras ao Piratas do Caribe) como o segredo do código redondo atravessou a história; do século XV, passando por Copérnico e pelos Cavaleiros da Távola Redonda até cair na mão do mestre cervejeiro da Skol.



Além do filme, a campanha é reforçada por um hotsite genialmente trabalhado para manter o internauta/consumidor pelo maior tempo possível no site, interagindo com a marca, que de uma maneira muito criativa e brincalhona, não deixa você desgrudar da tela, na tentativa vã de descobrir o tal código.


O site é 100% interativo, onde, pautado na mecânica dos RPGs, faz com que você escolha dentre as inúmeras opções por onde navegar. Dependendo da opção escolhida, o enredo da história muda, lhe levando sempre por um novo caminho, desde ver o filme que explica a história a torturar um possível linguarudo.

Lá, você tem a opção de virar um Guardião do Código, tendo que, para isso, enviar um vídeo demonstrando a sua lealdade. Essa é a tentativa, que creio eu, vai ser muito bem sucedida, de viralizar a campanha. Os vídeos que lá estão, me parecem produzidos para parecerem de usuários, mas não vai demorar muito pro YouTube ficar lotado de videozinhos que remetam à história. Abaixo um exemplo.


Não deixe de conferir o site e de assistir o filme.

sábado, 20 de outubro de 2007

Democratização da Informação.


Hoje teve um show do Seu Jorge aqui em Fortaleza, no Dragão do Mar, a preços populares(?). Tá bom, eu sei que muitos pulariam esse post pelo simples fato de se tratar do Seu Jorge, mas prometo que extraí, além da musicalidade, que, diga-se de passagem, me agrada muito, algo mais deste show.

Lá pelo meio da apresentação do performático “Mané Galinha”, me peguei refletindo sobre como o perfil do consumidor - leia-se aqui consumidor na sua forma mais ampla – mudou e tem mudado com o advento das novas tecnologias. É impressionante ver 600 pessoas, um chute por alto, bem próximas ao palco, assistindo ao show “armadas” com celulares e máquinas fotográficas, registrando tudo o que se passava. E o que é melhor, ou pior, graças aos ganhadores do Nobel de Física, em chips que armazenam cada vez mais informação.

Talvez mais de 80% das pessoas que batiam fotos e que gravavam em vídeo o show não saibam, mas isso é a democratização da informação. A notícia deixa de se concentrar na mão dos poucos e parciais conglomerados de comunicação, e passa, literalmente, a estar em nossas mãos. Nós fazemos a notícia. Nós criamos o conteúdo a partir da nossa vivência, e o que é melhor: em tempo real. Eu, infelizmente, não levei a máquina fotográfica que ainda não tenho, e o meu celular não bate foto, mas estou, em plena duas e quarenta e oito da madrugada produzindo conteúdo, gerando informação sobre a experiência que tive, e tenho certeza que deve ter alguém, nesse mesmo horário, lendo esse tipo de notícia, mesmo que não seja aqui no Livre Conteúdo.

Tenha certeza que, exatamente nesse momento, tem alguém que estava no show - talvez ao meu lado - enviando alguma das fotos para um amigo por e-mail, ou, quem sabe, postando no seu blog. Pode apostar que já deve ter algum dos vídeos capturados no Dragão do Mar no YouTube, e se bobear, com mais views do que o número de pagantes do show. Se durante esse show de hoje tivesse acontecido algo de diferente, a notícia de amanhã do jornal já estaria atrasada, e está, mesmo nada de mais tendo acontecido. O próprio Seu Jorge, em seu blog, posta vídeos de todos os shows pelo qual a turnê tem passado. Todos armazenados no YouTube. Não sei se já é assim, mas seria muito interessante se cada vídeo desses tivesse sido capturado por um espectador comum.

Conteúdo gerado pelo usuário. O que será que essas pessoas farão com todos esses dados, imagens e conhecimento? Eu estou fazendo a minha parte: compartilhando.


sexta-feira, 19 de outubro de 2007

MAC Ads


Não me canso de ver e de me divertir com as propagandas da apple. Com formatos minimalistas a apple faz sempre uma sátira com o seu principal concorrente, o windows, fazendo de sua propaganda, entretenimento. Não deixe de ver aqui.

FARB. We do Colour




FARB é uma agência de design muito legal que tem trabalhos incríveis para clientes como Vodafone, Bozine, Pride etc. Vale muito a pena entrar no site e dar uma conferida no trabalho dessa galera. Referencias são sempre muito bem vindas, obrigado.
Via Design Flakes

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

BrandPort Sweepstakes. Na minha opinião, apenas mais uma tentativa equivocada de inserir publicidade na internet.

A agência de marketing digital BrandPort, depois de ler o estudo realizado pela empresa de consultoria “Kelsey Group” que afirmava que 59% dos usuários de internet assistem vídeos publicitários online, e que destes 43% clicam em um site, 22% solicitam mais informações, 18% vão à loja, 15% fazem comprar e que 11% repassam para amigos, teve a brilhante(?) idéia de lançar o BrandPort Sweepstakes, site onde os usuários acumulam pontos de acordo com o número de comerciais vistos, que podem, mais tarde, ser trocados por prêmios.
No site, os anunciantes publicam vídeos de 15 ou 30 segundos, patrocinam prêmios especiais ou colocam a plataforma em seus próprios sites. Posso estar redondamente errado, mas eu não investiria em um fundo de ações da BrandPort Sweepstakes, acho que não vai durar muito..

Via Meio Digital.

Eleições WEB 2.0

Já é sabido que a internet vem revolucionando a forma com a qual nos comunicamos e interagimos. Porém, a cada dia que passa, me impressiono mais e mais com a rapidez com que isso tem acontecido. “User Generated Media”. “Geração C”, “Era da participação e colaboração”.

Todos esses são termos que tentam nos definir, a geração que, como eu e como você, passa a produzir conteúdo através da internet, pautada na usabilidade dos softwares que nos permitem tal façanha. Mas, o mais bacana disso tudo é que passamos a ter poder frente às grandes organizações, passamos a ter voz, e, por incrível que pareça, eles querem nos ouvir; na verdade, eles precisam nos ouvir.

Um exemplo muito recente e interessante é o que tem acontecido na corrida para as eleições nos EUA. Através da WEB 2.0, os jovens, antes alheios ao tema, passam a se interessar pelos debates, uma vez que os políticos migram suas campanhas para a internet em uma batalha virtual pelo “voto” do internauta. Detalhe: as eleições acontecerão apenas em novembro do próximo ano. Blogs políticos, filmes que retratam pré-candidaturas no YouTube etc essas têm sido algumas das estratégias empregadas para conquistar novos eleitores.

A procura tem sido tamanha que o site YouTube criou o canal “YouChoose” onde reúne diversos vídeos de campanhas eleitorais, bem como será palco de uma iniciativa super inovadora: debates feitos exclusivamente com perguntas enviadas pelo usuário.

Para aderirem ao embate, outras empresas como MySpace e Facebook começam a oferecer aos candidatos páginas específicas e cursos de como criar sites pessoais.

Essas iniciativas poderiam servir de exemplo, primeiramente para os políticos que, como representantes do povo, deveriam sempre procurar novas formas de interagir e estreitar laços com o seu eleitorado, e em segundo para nós, que deveríamos, nos apropriando dessas novas ferramentas interativas, fazer valer nossos direitos como cidadão.

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Coletânea Cap. Nascximento Facts.


Você nunca mais ouviu falar em Chuck Norris? Pois saiba que o Chuck Norris queria entrar no BOPE, mas o Cap. Nascimento fez ele desistir apenas dizendo: “Você é o novo xerife, sr. 08!”, depois disso ele nunca mais foi visto!


Deus disse que iria fazer o mundo em 7 dias. Cap. Nascimento disse: “Faça em 6, sr. 01!”.::


Cap. Nascimento dorme com a luz acesa, não porque ele tem medo do escuro, mas o escuro teme ele!.::


Cap. Nascimento joga roleta russa com uma arma inteiramente carregada, e ganha..::


Cap. Nascimento sempre sabe exatamente onde está Carmen Sandiego..::


A farda do Cap. Nascimento é preta porque nenhuma outra cor quis ficar perto dele..::


Cap. Nascimento dorme com um travesseiro debaixo da arma..::


Cap. Nascimento pediu um Big-mac no Bob´s e foi atendido..::


Se colocar no Google as palavras “Cap. Nascimento” + “se ferrou” vai obter 0 resultados e um aviso: Você quis dizer: “Baiano” + “se ferrou”..::


“Principais causas de morte no Brasil: 1. Ataque do coração 2. Cap. Nascimento 3. Câncer”, a opção 1 é a maior porque a maioria dos bandidos morrem do coração quando vêem o capitão..::


O Capeta queria entrar no BOPE, mas o Cap. Nascimento fez ele desistir apenas dizendo: “666, Você é o novo xerife!”.::


Cap. Nascimento é a razão de Bin Laden ainda estar se escondendo..::


Cap. Nascimento depois que saiu do BOPE foi trabalhar em uma creche infantil. “Mas foi armado, “cumpadi”, e de farda preta.“.::


Cap. Nascimento não sai de lugar nenhum devendo ninguém, sempre põe na conta do Papa!!.::


Quando Deus disse “Que se faça a luz!”, Cap. Nascimento falou “Tá de sacanagem, sr. 01? Tá com medinho do escuro, sr. 01?”.::


Getúlio Vargas não cometeu suicídio, ele só pediu pro Cap. Nascimento: “Na cara não, pra não estragar o velório.”.::


Quando David Banner fica puto ele vira o Hulk, quando o Hulk fica puto ele vira o Cap. Nascimento..::


Quando Deus resolveu criar o Universo foi pedir permissão ao Cap. Nascimento e ele respondeu: “Senta o dedo nessa porra!”.::


A roupa do Super-homem era preta até o Cap. Nascimento dizer: “Tira essa roupa preta porque você é moleque!”.::


Cap. Nascimento trabalhou como negociador da polícia. Seu trabalho era ligar para os seqüestradores e dizer: “Pede pra sair!”.::


Quantos Cap. Nascimento são necessários para trocar uma lâmpada? Nenhum, Cap. Nascimento também mata no escuro..::


A única diferença entre Deus e o Cap. Nascimento é q Deus perdoa, o Cap. Nascimento NÃO!.::


Quando Cap. Nascimento diz: “Vai com Deus” Ele quer dizer exatamente isto..::


A forma mais efetiva de suicídio que o homem conhece é digitar Cap. Nascimento no Google e clicar em Estou com sorte..::


Cap. Nascimento não é o “cara”. Ele matou o cara e todos os que estavam a sua volta..::


Cap. Nascimento não lê livros, ele bota eles no saco até conseguir toda a informação que precisa..::


Cap. nascimento joga CS de olhos fechados e dá head shot em mula sem cabeça!!.::


O Cap Nascimento perguntou quanto tempo Deus levaria para criar o mundo, Deus disse que levaria 7 então o Cap. responder: “o Sr. é um fanfarrão, Sr. Deus! O Sr. tem DEZ segundos! Isso pq estou de bom humor!.::


Certa vez Cap. Nascimento enfiou uma faca em seu próprio olho. A faca ficou cega!.::


Cap nascimento quando morrer não vai ver Deus, Deus é que vai vê-lo….::


Jesus pode andar sobre as águas. Cap. Nascimento pode andar sobre Jesus..::


Uma vez 12 milhões de espartanos fizeram o curso do BOPE. Só 300 passaram, e ai vocês sabem o que aconteceu..::


Quando BOPE pegou Jesus da Galiléia, o Cap Nascimento perguntou:

- Amigo, eu não quero te machucar, é só voce me dizer onde está seu pai.

- Sei não meu filho.

- Cadê teu pai. (tapa na cara)

- Ele está em todos os lugares.

- (tapa na cara) Onde tá seu pai? (tapa na cara) Onde tá seu pai? (Tapa na cara)

- Sei não meu filho.

- (tapa na cara) Tu não vai dizer não? Vai dizer não?(tapa na cara) 07 traz a cruz aqui então, traz a cruz aqui….::


O décimo terceiro trabalho de Hércules era entrar para o BOPE, mas ele não conseguiu pegar o bote do outro lado.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

UNICEF une 60 designers e ilustradores do mundo para comemorar os seus 60 anos.

Um grupo de sessenta designers e ilustradores do mundo todo juntaram forças em ação da Unicef que comemora seus 60 anos. Resultou em um livro e consumiu dois anos de projeto. O lançamento foi ontem e a renda pelas vendas será toda revertida para a instituição. O site do projeto é bem completo, explicando o conceito e o que vem sendo feito até agora. Além do livro, haverá exposição itinerante mundo afora, começando por Paris. Abaixo a vinheta da ação, em que consta o nome dos artistas convidados.


Via Update or Die.

Digital Ethnography

Vídeo MUITO interessante que, de uma maneira muito inusitada e principalmente muito verdadeira, discorre sobre os estudantes da "Geração C" e sua relação com o conhecimento. As "experiências" mostradas no filme, estatísticas, a forma como interagem com a instituição, seus gostos, dúvidas etc. Tudo foi colhido na fonte, de forma colaborativa pelos próprios adolescentes. Criado por Michael Wesch, o vídeo contou com a participação ativa de mais de 200 estudantes da Universidade de Kansas e faz parte do projeto Digital Ethnography.

Dia do Médico

Vídeo criado pala Ag_407 para a UNIMED em homenagem ao dia do médico. Um Stop Motion muito bacana e com uma direção de arte muito interessante. Vale à pena conferir.


via Update or Die

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Sessão Fotos e Nostalgia em Canoa.

Pizza, crepe e vinho aguçam os sentidos.











Resistindo ao tempo, há 25 anos, seu Xavier é barbeiro no município de Aracati. Uma figura interessantíssima, com uma alegria única e um papo muito gostoso de ouvir. O dedo de prosa foi regado a muitos picolés "Zé de Sofia".









domingo, 14 de outubro de 2007

Luciano, sinceramente, vá tomar bonito..

Sério, pudemos ler, ver e reler nos jornais, canais de tevê, sites e blogs, o caso “pensamentos quase póstumos” de Luciano Huck. Só para relembrar: Luciano, apresentador da Rede Globo de Televisão, teve o seu mimo, um relógio Rolex de 38 mil dólares, recém ganho de aniversário de sua digníssima, roubado semana passada no “Jardins”, um bairro nobre de São Paulo.

“... Não veria meu segundo filho. Deixaria órfã uma inocente criança. Uma jovem viúva. Uma família destroçada. Uma multidão bastante triste. Um governador envergonhado. Um presidente em silêncio. Por quê? Por causa de um relógio...”

Esse é um trecho da carta enviada pelo apresentador ao caderno de opiniões da Folha de São Paulo, onde questiona a falta de segurança nacional, a corrupção na polícia e na política.

“... corruptos notórios e comprovados mantendo-se no governo. Nem Bogotá é mais aqui. Onde estão os projetos? Onde estão as políticas públicas de segurança? Onde está a polícia? Quem compra as centenas de relógios roubados? Onde vende? Não acredito que a polícia não saiba. Finge não saber ... hoje posso dizer que sou parte das estatísticas da violência em São Paulo. E, se você ainda não tem um assalto para chamar de seu, não se preocupe: a sua hora vai chegar. Desculpem o desabafo, mas, hoje amanheci um cidadão envergonhado de ser paulistano, um brasileiro humilhado por um calibre 38 e um homem que correu o risco de não ver os seus filhos crescerem por causa de um relógio. Isso não está certo...”

Tudo isso já bastaria para mandarmos nosso querido apresentador tomar naquele lugar bem bonito. Sejamos francos: precisou ele ter o relógio assaltado para enxergar tudo isso? Quantos de nós já fomos assaltados, quantos perdemos pessoas queridas pela violência, seja de São Paulo, Rio de Janeiro ou de Fortaleza? Quantas já são viúvas, quantos já são órfãos?

Agora, se teve uma coisa que me deixou indignado foi a “armação” feita por ele e pela produção do “Caldeirão do Huck” no quadro “Latinha Velha”, especial Dia das Crianças. Depois do bafafá gerado por sua carta-desabafo (ao bom estilo Jerry Maguire), Luciano se viu bombardeado por mensagens que o criticavam de maneira bem contundente.

O que fazer para mudar esse quadro? Simples, basta encaixar um bando de “meninas da favela”, da Companhia Livre de Dança da Rocinha, para dançar no programa. Uma maneira no mínimo baixa de tentar reverter o problema criado por suas declarações.

TED. Ideas worth spreading.

Idéias que merecem ser difundidas. Esse é o slogan do site www.ted.com, um portal muito, muito bacana. A sigla TED significa Tecnologia, Entretenimento e Design, e sobre esses assuntos, você pode encontrar mais de cem palestras e vídeos. Um dos que mais rolou na internet e que ficou bastante conhecido foi o “PhotoSinth”, um vídeo já meio antigo mas, caso você não tenha visto, não deixe de conferir aqui.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Nobel da Física para Albert Fert e Peter Grünberg. Graças a eles eu estou ouvindo o meu Ipod neste segundo.

A descoberta de um estranho fenômeno físico que ocorre em escala ridiculamente pequena, mas abriu as portas para o desenvolvimento de discos rígidos cada vez mais capazes e compactos para computadores deu ao francês Albert Fert, da Universidade do Sul de Paris, e ao alemão Peter Grünberg, do Centro de Pesquisas de Jülich, na Alemanha, o Prêmio Nobel em Física de 2007. Uma tecnologia difícil de enxergar ou entender mas que muda o mundo.

Obrigado Albert e Peter pelo ipod, laptop, palmtop e pendrive de cada dia. Amém.


Barbies do Inferno.

"Fashion Fever Shopping Boutique" é o mais novo acessório de uma das bonecas mais vendidas do mundo: a Barbie. A "inofensiva" lojinha vem equipada com vários estilos e tamanhos de roupa, desde que você vista o tamanho "anoréxica". E, como se não bastasse bombardear o subconsciente das crianças com a idéia de que comprar é uma diversão, a tal lojinha ainda vem com um cartão de crédito sem limites e auto recarregável, tornando o ato da compra além de irresponsável, compulsivo. E eu que achava Chucky o Boneco Assassino assustador.. (come, come wherever you are..)

"Eu adoro comprar. Você nunca fica sem dinheiro" - diz a garota no filme.

Dove. Onslaught

A Unilever já há algum tempo vem batendo na tecla de um conceito genialmente pensado pela Ogilvy para a Dove: "Dove. Campanha pela real beleza".

A campanha contou com vários anúncios de revista onde usaram mulheres comuns como modelos, todas com pequenos "defeitos" mas que foram revertidos como uma beleza característica dos diversos tipos de muher.


A campanha contou também com alguns filmes veiculados em TV aberta e fechada, mas o que mais fez sucesso foi o hit viral "Dove Evolution" que assinava como o instituto "The Dove Self-Esteem Fund".



E é com esse intuito, de criar mais um novo hit viral, que a Unilever lança o "Onslaught". Tão polêmico quanto o primeiro, ele mostra uma menina de 7 anos de idade que será bombardeada por mensagens publicitárias de cosméticos, cirurgias, e pré-conceitos impostos pela sociedade e pela indústria da beleza. O filme encerra com uma frase contundente: “Talk to your daughter before the beauty industry does” (Fale com a sua filha antes que a indústria da beleza o faça).



O filme foi apresentado pela primeira vez durante a Advertising Week, na semana passada, pelo vice chairman da Ogilvy Steve Hayden.

Impreza. It sticks to the road.

Muito legal essa ação criada para divulgação do mais novo lançamento da Subaru. O Impreza trás como conceito de campanha o slogan "Gruda na estrada", e, para isso, resolveu brincar metaforicamente com o imaginário das colas malucas, criando a sua própria: "subaglue". A campanha é gringa, e este caminhão irá circular durante todo o mês outubro pela Inglaterra, Irlanda e Pais de Gales. Uma idéia interessante que ilustra ao mesmo tempo o design do modelo novo mas também uma de suas maiores qualidades, o "grudar na estrada". Talvez seja preciosismo meu, mas, não seria perigoso para o conceito mostrar o carro de cabeça pra baixo na estrada? Fica aqui a questão.



via: Marketing Alternatif.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Fiat Punto e o filme Real Life.


O Fiat Punto, que teve sua campanha criada pela Leo Brunett Brasil, conta com 3 filmes: "Bola de Cristal", "Heroína" e "Real Life" . Dirigidos por Carlos Manga Jr., pós-produção da Vetor Zero, efeitos da Lobo e trilha da banda Shout Out (só os fracos), os filmes retratam a linguagem do mundo virtual da internet ou das revistas em quadrinhos em uma brincadeira que mistura realidade e ficção. Dos 3, o que mais me chamou a atenção foi o último que ao inverter a proposta do Second Life, mostra um personagem que vive no mundo virtual passando para a realidade e descobrindo que viver intensamente nesse novo mundo é muito melhor, mais uma prova de que a comunicação vem abrindo os olhos para o que vem sendo produzido e divulgado no mundo virtual. A comunicação conta ainda com anúncios seqüenciais em revista, mídia exterior, cinema e muitas ações de internet criadas pela Agência Click. Não sei se o filme está há muito tempo no ar, acho que não; o vi pela primeira vez ontem e confesso que foi bem difícil achá-lo na net. Aproveitem.


domingo, 7 de outubro de 2007

Universidade de Berkeley adere ao Livre Conteúdo.

Uma das Universidades mais tradicionais dos Estados Unidos dá um passo fenomenal à "cultura copyleft". A Universidade de Berkeley, Califórnia, passa a disponibilizar, gratuitamente, em uma página exclusiva do Youtube, todos os conteúdos referentes às suas aulas em forma de vídeo. Lá, você pode pesquisar sobre qualquer assunto do seu interesse, desde uma aula técnica sobre biologia à uma palestra descontraida do Sergey Brin, co-fundador e atual presidente de tecnologia do Google, um dos, se não o maior site de busca do mundo. Já são mais 200 vídeos e a expectativa é que esses números aumentem exponencialmente. Vale à pena dar uma conferida.

Tempo FM 103.9

Olá. Hoje, indo deixar a minha irmã no aeroporto - ela estava retornando para São Paulo - no carro da minha mãe, um Renault Clio Hatch com painel digital, notei uma coisa muito interessante. Escutávamos, como de costume, à radio Tempo FM porém, uma coisa que nunca havia visto, ou pelo menos notado, aconteceu. No painel do rádio/CD do carro, ao invés de aparecer apenas a frequência da rádio sintonizada, no caso 103.9, apareceram, também, de forma randômica, o nome do artista e depois o nome da música, como costuma acontecer nos tocadores de mp3. Fiquei intrigado e resolvi dividir essa "descoberta" com vocês. Confesso que não testei se essa "nova tecnologia" está presente em outras rádios, mas o farei e fico devendo essa informação mas, caso saibam do que se trata, colaborem aqui.

Capitão Nascimento, o anti-herói carioca.

Tropa de Elite, do diretor José Padilha, mesmo antes de estrear na grande tela, tem causado muita polêmica em todo o Brasil, seja pela violência mostrada no filme, seja pela pirataria da qual vem sendo alvo do Oiapoque ao Chui. O filme relata de uma maneira crua e dura a realidade vivida pelos policiais do BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar) na cidade do Rio de Janeiro. O roteiro do filme é muito bem escrito, pensado cuidadosamente para manter-se fiel ao que é vivido pela comunidade e pelos bandidos nos morros da cidade maravilhosa, mas houveram dois fatos em especial que me chamaram atenção no longa: uma foi o processo de imersão dos atores nos papéis; Wagner Moura, André Ramiro e Caio Junqueira (esse nem tanto) estão de parabéns. A outra, foi a repercussão gerada com a pirataria do filme.

É claro que ao filme cabem críticas, como por exemplo o fato de ter tranformado o violento batalhão, ou mesmo o seu protagonista, Capitão Nascimento, em heróis (ou seriam anti-heróis?), mas temos que dar o braço a torcer. Intencional ou não, a distribuição ilegal do filme gerou e gera muita, muita, mídia espontânea. Quanto você acha que custaria 5 minutos no fantástico?

Dentre as muitas e muitas entrevistas, houve uma que me mais me prendeu a atenção. Foi a cedida pelo diretor do longa no programa Jô Soares, onde o simpático gordo reclama que a cópia enviada como divulgação para ele era pirata. Acedite: PIRATA. O diretor se desculpa (aos 3 minutos e 15 segundos e depois aos 4 minutos e 50 segundos do vídeo) dizendo que como o Jô precisava da cópia com urgência, e que, como ele possuia várias cópias piratas apreendidas, uma coisa levou a outra.. no mínimo estranho, mas o sucesso do filme é inegável.

Capitão Nascimento, ou o seu omônimo, já possui um blog -diga-se de passagem, muito bem escrito - que pode ser visitado aqui.

Luciano Huck, em entrevista a um jornal de São Paulo, logo depois de ter o seu relógio de 38 mil reais assaltado deu a seguinte declaração:

“Onde está a polícia? Onde está a ‘Elite da Tropa’? Quem sabe até a ‘Tropa de Elite’! Chamem o Comandante Nascimento! Está na hora de discutirmos segurança pública de verdade” - Luciano Huck.

O que quero dizer é que você não pode deixar de ver o filme. Não importa onde, se na grande tela ou na sua TV de 14 polegadas. Não deixe de assistir o filme.

Por que o nome "Livre Conteúdo"?

Copyleft, inteligência coletiva, compartilhamento, distribuição e cooperação. Essa é a premissa deste blog. Discutir comunicação, refletir sobre os novos rumos e tendências que, através das novas tecnologias, nos apontam, pessoas comuns, não mais como meros receptores mas como produtores de conteúdo através dos blogs, fotologs, podcastings, comunidades virtuais etc. É com esse objetivo que surge o “Livre Conteúdo”. Um blog colaborativo por essência, que tem como propósito estudar e discutir esse novo perfil de público, que é ao mesmo tempo meio e mensagem, transmissor e receptor; bem como divulgar o que andam produzindo.